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Comunicação: a importância da presença digital


Onde está o seu público? Onde está o cliente? Quantas vezes você fez essa pergunta, desde março?


No conteúdo dessa semana, vamos apresentar algumas dicas simples que abordamos na Live com a Cassiana Martins. Essas dicas são gerais, mas levam a reflexão sobre o que pode fazer a diferença na presença online do seu negócio.

Inicialmente, apresentamos um comparativo sobre a loja física, hoje grande afetada pela pandemia, e o ambiente digital, que se apresenta como uma alternativa para os comerciantes e empreendedores nas mais diversas áreas.

Além disso, relacionamos um box com informações simples que precisam ser consideradas ao planejar a presença da sua empresa no ambiente digital.


Loja física x ambiente digital

Relacionamos alguns pontos para facilitar o entendimento comparativo das possibilidades neste momento de pandemia.

Loja física:

  • Você dispõe de expositores, vitrine e amostra física do produto durante determinado horário por dia (dependendo do horário de abertura e fechamento da loja), durante seis dias na semana;

  • Separa produtos para expositor da loja;

  • Presença local;

  • Cliente desloca-se até a loja para comprar o produto;

  • Atendimento realizado por funcionários, presencialmente;

  • Pagamento em dinheiro, boleto ou cartões;

  • Custos fixos com a manutenção da estrutura da loja, estoque, funcionários.

Ambiente digital:

  • Sua vitrine passa a ser virtual, com produção de fotos e vídeos dos produtos, conteúdos, dicas e sugestões aos clientes virtuais;

  • Planeja seu grid e marketing de conteúdo para a plataforma online, produzindo fotos e programando postagens. Recomenda-se planejar a grade de produtos que faça sentido para o seu cliente;

  • Sua loja trabalha para você durante 24 horas por dia, 7 dias na semana;

  • Cliente pesquisa por palavra-chave e localiza seu produto no ambiente online;

  • Pode explorar outros recursos das plataformas que gerem relacionamento com o cliente. Informações ficam disponíveis por mais tempo;

  • São canais de relacionamento, que são construídos em longo prazo. Pode enviar produto com uma frase, um agradecimento, um pedido para contar sobre a sua experiência;

  • Presença regional, nacional e internacional, dependendo do seu propósito de público;

  • Atendimento realizado por equipe de back office, que atende aos pedidos, envia os produtos, controla o fluxo de produtos na loja online;

  • Pagamento em boleto ou cartões;

  • Você define o valor do frete para entrega, estabelece valor mínimo e/ou pode incluir o cálculo do frete da plataforma dos correios;

  • Custos de estrutura online, estoque e equipe de back office.

Importante: a equipe de back office deve estar preparada e capacitada para atender o cliente.

Planejamento da presença no ambiente digital - Instagram

O queridinho das vendas online, foi o foco da nossa live, por isso relacionamos algumas dicas importantes que devem ser consideradas ao planejar a presença da sua empresa no ambiente digital.


1. Tenha um perfil comercial atraente

Comece pelo básico. O primeiro passo é criar uma conta comercial ou migrar o seu perfil pessoal para comercial. Defina o objetivo do seu perfil comercial.

2. Configuração do perfil comercial

Alguns detalhes que vão direcionar a atenção do seu cliente:

Username: escolha um @ fácil de ser lembrado e encontrado pelos usuários;

Nome do perfil: insira palavras-chave que comuniquem o objetivo da sua marca (pode ter até 30 caracteres);

Insira emojis: crie personalidade e humanize a sua marca;

Preze por um visual agradável: divida as informações com espaçamento ou quebra de linhas;

Utilize hashtags: estratégicas, relacionadas à sua marca ou ao seu nicho de mercado;

website: use um encurtador de URL para a aparência não ficar poluída e um agrupador de links para inserir mais de um link no mesmo espaço.

3. Definir a persona (quem é o seu público)

Com base no seu produto e nas experiências comerciais, busque identificar quem é o seu público: faixa etária, hábitos de consumo, masculino x feminino, horários em que vai estar online (esses dados as próprias plataformas ajudam a identificar).

4. Planeje seu conteúdo e postagens

Com o perfil comercial formatado e o público definido, chega a hora de planejar como você vai apresentar o seu negócio (produtos ou serviços) ao cliente, ou seja, sua vitrine online. Estabeleça uma linha de comunicação que permita ao cliente conhecer seus produtos/serviços, dê dicas, estabeleça uma paleta de cores (para deixar o perfil harmônico), inclua experiências de clientes, lembre-se da qualidade das imagens que vai publicar.

Nas fotos escolhidas para postagem, lembre-se da regra: 80% imagem x 20% texto, exceto para frases motivacionais.

Nas legendas: utilize emojis nas frases, para humanizar. Utilize entre cinco e sete hashtags que estejam de acordo com a sua publicação (pesquise a audiência delas e evite as banidas, como #sextou). Se tiver que escolher, opte pelas que proporcionam maior alcance, conforme o seu publico.

Inclua CTAs: use call to action para que os seguidores cliquem no seu site ou link de contato. Referimos-nos ao fechamento da legenda com: “link na bio”, é isso!

5. Explore os stories

Mostre os bastidores, compartilhe experiências do dia a dia da sua empresa, nos stories. Crie destaques para os temas relevantes e valorize com produções simples, mas que fazem a diferença para os seus clientes.

6. Compreenda a jornada do cliente

Ninguém “casa a primeira vista”. As redes sociais são redes de relacionamento. Então lembre que a jornada de compra do cliente acontece em ciclos, que precisam ser considerados ao planejar seu perfil online. Ninguém gosta de olhar somente compre, compre, compre... então, seguem algumas considerações:

  1. O cliente precisa conhecer seus produto/serviços e a sua empresa. Saber que existe;

  2. Apresente mais detalhes, ofereça dicas, ajude seu cliente a encontrar uma solução, mostre quem está por traz da empresa, humanize;

  3. O cliente conhecendo você e seus produtos, tem grandes chances de acontecer a ação de compra/adesão ao serviço;

  4. Experiência própria. O cliente comprou, gostou e compartilha sua experiência, validando o produto ou serviço. Se marcar você, compartilhe, gera credibilidade;

  5. O cliente realmente gostou e compartilha a sua empresa. Gosta e indica para os amigos. Assim você vai ampliando seu nicho.


Mas, calma, a ação não para por aí. Encerrado esse primeiro ciclo, que pode ser de 30 dias ou conforme você planejar, inicia-se um novo, para conquista de mais mercado e ampliação do seu negócio.

Lembretes importantes para encerramos esse conteúdo

Relacionamos algumas dicas para sua reflexão:

  • Like não paga contas e não se convertem em vendas

  • Utiliza multiplataformas: Explore as funcionalidades do Instagram (um dos queridinhos para as compras online), mas lembre-se que temos públicos diferentes em cada plataforma (Facebook, LinkedIn, Twitter, Youtube) e que o site (e-commerce) é a sua casa online. É nele que você deve colocar o histórico da sua empresa. Afinal, o domínio e a hospedagens são seus.


Tem essas e outras dicas no conteúdo da live. Clique aqui.

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;)

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