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Comunicação Interna com foco em resultado

Atualizado: 29 de jun. de 2020


O funcionário como embaixador da marca


Muito além de estruturas físicas, as organizações são compostas por pessoas. Cada qual com uma experiência de vida, expectativa, propósitos e cultura. No momento que um novo funcionário ingressa no time, ele vai se deparar com essa nova cultura, a da empresa.

Composta pelos fundamentos estratégicos (missão, visão, valores e princípios) e pelo propósito da organização, essas informações precisam ficar claras ao novo funcionário, para que ele sinta-se parte da empresa. E como fazer isso? Através da comunicação.

O que queremos reforçar aqui é que a comunicação precisa ser bidirecional, tanto a empresa expondo as informações, quando o funcionário podendo contribuir e sentir parte ativa nessa construção.


Já há algum tempo, percebemos que a comunicação interna de uma empresa ultrapassou a estrutura e hoje está presente na comunidade onde está inserida, assim como nas percepções que os próprios clientes têm com base nas informações que ultrapassam essas fronteiras.


Se antes, com todos os funcionários reunidos em plantas industriais e/ou sedes administrativas, a informação percorria fronteiras. Agora, diante deste novo cenário com muitas pessoas em home office, a comunicação precisa ser cada vez mais eficaz para engajar o time. Fortalecendo canais e fortalecendo o sentimento de pertencimento.


Para termos uma comunicação interna com foco em resultado, vamos destacar fatores importantes para que esta comunicação seja eficaz:


  1. Liderança

A liderança é o principal canal de comunicação de uma empresa. “A palavra convence, o exemplo arrasta”. De nada adianta a empresa investir em campanhas, ações e canais de comunicação se o líder não “comprar” a ideia. Vamos citar um exemplo: a empresa fazer uma campanha para implantação de um novo canal digital, o aplicativo de comunicação da empresa. Para isso foi criada uma campanha de endomarketing promovendo várias ações e gerando experiências aos funcionários. Tudo realizado com o objetivo que este funcionário conheça a nova plataforma interaja e acompanhe as notícias da companhia. Em contrapartida, o líder não utiliza o aplicativo.


Quanto isso interfere na ação? Muito!

Disseminar a estratégia


Como assim, expor a estratégia da empresa? Sim. Estabelecer uma relação de confiança com os funcionários e oportunizar que os mesmos queiram “remar o mesmo barco” para atingir as metas. Compartilhar os fundamentos estratégicos, deixar as metas e objetivos claros, traçando uma linha de onde a empresa quer chegar, além de estabelecer uma relação de credibilidade com todos, ainda tem a oportunidade de, com programas de melhorias e incentivo, poder otimizar e todos juntos buscarem formas e alternativas de conquistar melhores resultados.


Além disso, disseminar o propósito, o motivo de existir da empresa.


Representatividade na Comunicação

Implantar um programa de agentes da comunicação intersetorial. Envolver representantes das diferentes áreas, turnos, etnia e gênero para que participem da comunicação da empresa.


Esses funcionários terão o papel de acompanhar a eficácia das ações de comunicação, podem contribuir com ideias, dar feedback sobre as ações e trazer as percepções das áreas para dentro da comunicação da empresa. Essa cooperação, além de ser uma forma de reconhecimento, permite a empresa estar mais próxima dos times e mais próxima a linguagem de seus funcionários.


Lembre-se! Pessoas engajadas e motivadas são excelentes defensores da marca.

Comunicação Interna x Comunicação Externa

Neste novo cenário em que vivemos (abril 2020), podemos afirmar que a comunicação é única. Do mesmo modo, que trabalhar com o público interno, reflete diretamente na relação com o cliente externo. Quer saber como?


Citaremos alguns exemplos:

  • O funcionário é defensor da marca, ele vive a empresa diariamente. A alegria dele é exposta nas redes sociais, assim como a insatisfação. O cliente acessa redes sociais (ou dá um Google) e cada vez mais, pesquisa sobre empresas ou marcas para ver se estão alinhadas aos seus propósitos. O que ele encontrar na “nuvem” interfere na decisão de compra? Óbvio que sim;

  • O funcionário se sente inseguro, desmotivado ou em risco de desemprego por uma informação ter sido passada de modo equivocado, o que gerou boatos. O estado emocional desse funcionário interfere diretamente na produtividade, na dedicação e no produto final. Isso mesmo, aquele produto que o seu cliente vai utilizar ou consumir;

  • Por mais que tenhamos a tecnologia como aliada, sempre existirão as pessoas, o capital humano. Quanto mais engajadas, melhores serão os resultados, menor o absenteísmo e maior probabilidade de redução de turnover/rotatividade. Esses dois últimos impactam diretamente nos custos da empresa, o que intere no resultado financeiro. Mais uma vez, pessoas felizes, são embaixadores da marca. Além de defenderem a marca, reforçam os pontos positivos da empresa na comunidade.


Comunicação Interna Digital

Queremos destacar aqui que quando se trata de informações relevantes, o funcionário deve ser comunicado antes que as notícias sejam divulgadas na imprensa, por exemplo. Isso gera uma relação de confiança e de pertencimento. Independentemente da informação, se o vizinho comentar algo sobre a empresa onde trabalha, ele será o primeiro a confirmar a informação e ficará orgulhoso.


Sobre os canais de comunicação as empresas de modo geral ainda mantêm os tradicionais, mas o digital está a cada dia mais presente nas organizações. Abordando um pouco sobre as ferramentas disponíveis, hoje as pessoas estão adaptadas ao imediatismo, ao real time. O e-mail marketing, o quadro de avisos e a intranet já não geram tanto engajamento quanto antes.


Assim como todas as mudanças que enfrentamos nesse último período, a comunicação também precisa se adaptar a nova fase.  A tendência é unir as novas ferramentas como aplicativos, redes sociais e TV Corporativa para gerar mais dinamismo, agilidade, atratividade e interação.


Ainda termos a agilidade, muitas mídias em áudio e vídeo passarão a ser utilizadas em WhatsApp Empresarial, TV Corporativa, Aplicativos de Comunicação Interna e Redes Sociais. Destacamos que as redes sociais, em algumas experiências recentes, têm gerado bons resultados para a Comunicação Empresarial, tanto ao time interno, quando a comunidade e reputação da marca em geral.


Chegamos aos novos tempos. Esperamos ter contribuído para essa reflexão.


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